Seja muito bem vindo(a)!

Aqui vamos explorar algumas das dúvidas mais frequentes dos nossos clientes. O intuito é facilitar a sua jornada no processo de locação da RB2. Se não encontrar resposta para a sua dúvida, por favor, conte sempre conosco.

LOCATÁRIO

1. Como utilizar o aplicativo da RB2 para ver informações sobre a locação?

Basta baixar o app OWLI para iOS ou Android e fazer login com o mesmo e-mail usado para o seu cadastro na locação com a RB2. A senha será criada na hora por você.

2. Preciso ir pessoalmente à imobiliária levar meus documentos?

Não necessariamente. Você pode optar enviar por e-mail ou WhatsApp, desde que estejam bem legíveis.

3. Quanto tempo para a análise de cadastro?

Em até 12h. Em alguns casos podem levar apenas 20min. Nossos atendentes vão sempre lhe explicar melhor quando estiverem em contato.

4. Se eu apresentar apenas 1 fiador, minha proposta será aceita?

Cada situação é analisada separadamente uma da outra. Vai sempre depender de diversos itens que são analisados pela RB2 para aprovação de cadastro.

5. Quanto tempo leva para eu receber as chaves do imóvel?

A entrega ocorre sempre após análise de crédito, contrato assinado e vistoria realizada. Esse processo pode levar de 3 a 4 dias úteis.

6. Quando posso pegar as chaves do imóvel?

Normalmente ocorre entre 2 a 4 dias após a entrega de todos os documentos para a imobiliária. É feita a análise de crédito, emissão dos contratos e vistoria do imóvel na sequência. Após assinatura de todas as partes em todos os documentos liberamos as chaves para a sua moradia com toda a segurança possível.

7. Como eu consigo desconto de despesas extraordinárias de condomínio?

Basta enviar uma cópia do condomínio com o comprovante de pagamento para contato@rb2imobiliaria.com.br que faremos o abatimento no seu aluguel, conforme o contrato.

8. A cobrança do IPTU vem no boleto do aluguel?

Sim, por regra geral a cobrança vem junto com o aluguel, salvo acordo em contrato diferente disso.

9. Depois de alugar eu posso fazer alterações no imóvel?

Algumas alterações simples, como pintura, podem ser realizados, entretanto o imóvel sempre deve ser devolvido exatamente como foi recebido no início da locação. Entretanto, no que se refere a estrutura, só pode ser alterado com autorização expressa do proprietário.

10. Como consigo acesso à Lei do Inquilinato?

Você consegue sempre online, pelo link: https://bit.ly/Lei_do_Inquilinato. Se tiver alguma dificuldade pode sempre nos pedir pelo aplicativo OWLI.

11. Se houverem problemas estruturais no imóvel, o que devo fazer?

Comunique sempre à imobiliária, pelo app OWLI para que possamos lhe conduzir para a melhor maneira de resolver.

12. Quero solicitar a saída do imóvel, como proceder?

O primeiro passo é solicitar, por email para contato@rb2imobiliaria.com.br, com 30 dias de antecedência à data que você pretende sair do imóvel. Neste momento você será orientado em como proceder conforme o seu contrato.

13. Como conseguir a 2a via do boleto?

Você pode sempre conseguir pelo app OWLI ou pela área do locador em nosso site. Se ainda assim tiver dificuldades basta nos enviar um e-mail que vamos lhe auxiliar.

14. Quando ocorre reajuste do valor do aluguel?

O reajuste sempre ocorre a cada 12 meses, a contar da data de início do seu contrato. A correção que é aplicada é o IGPM acumulado dos últimos 12 meses em relação ao mês do reajuste. Reforçando que caso o indexador, acumulado, dê negativo, o valor do aluguel permanece inalterado.

15. Preciso ir à imobiliária pagar o aluguel?

Não, o único meio de pagar o aluguel é via boleto bancário, salvo exceções que possam surgir por algum problema de sistema, o que é muito raro de ocorrer.

16. Como funciona o Seguro Fiança?

O seguro fiança é contratado para substituir a necessidade de um fiador. Com ele o inquilino recebe inúmeros benefícios, que são explicados na contratação, com nossos profissionais. Funciona quase como um seguro de carro

17. Posso mudar alguma cláusula do contrato?

O contrato da RB2 é feito para dar toda segurança jurídica para todos os envolvidos, com assessoria jurídica com um dos maiores escritórios de direito imobiliário da cidade. Ele é todo feito em cima da lei do inquilinato e por essa razão não podemos alterar.

18. O que preciso para ter meu crédito aprovado?

Você precisa de 3 ítens: comprovar capacidade financeira para assumir a locação, não ter histórico de inadimplências e ter todos os documentos pessoais regularizados. Importante: para ter condições de assumir a locação, você precisa ter pelo menos 3x o valor do aluguel como renda comprovada.

19. Quais documentos são aceitos para comprovação de renda?

Holerite, Imposto de Renda, Declaração de renda da empresa (em situações de novo emprego) e extrato bancário dos últimos 3 meses, na íntegra. Qualquer um desses documentos servem para análise de crédito. Se for necessário algo a mais, no momento da locação, nossos profissionais vão lhe informar.


PROPRIETÁRIO

1. Como utilizar o aplicativo da RB2 para ver informações sobre a locação?

Basta baixar o app OWLI para iOS ou Android e fazer login com o mesmo e-mail usado para o seu cadastro na locação com a RB2. A senha será criada na hora, por você.

2. Como fazer para anunciar meu imóvel?

O ideal é entrar em contato com um de nossos especialistas para uma avaliação do seu imóvel. Depois disso basta nos entregar os documentos, que são: cópia da escritura, do último condomínio, do IPTU e da autorização de locação modelo RB2.

3. Quanto a imobiliária cobra pra administrar meu imóvel?

Não cobramos nada até fechar a locação com o inquilino. Dali pra frente cobramos 8% de taxa de administração mensal, descontados do aluguel, além dos 100% de locação no primeiro aluguel.

4. Existe cobrança para divulgar o meu imóvel?

Não, esse custo é integralmente da RB2.

5. Qual a garantia de recebimento do aluguel?

Trabalhamos com 3 tipos de garantia na locação, sendo elas o seguro fiança, título de capitalização e fiador.

6. Quais despesas do condomínio são do proprietário?

São as despesas extraordinárias, como é o caso do fundo de reserva e chamada de capital, por exemplo.

7. Em quanto tempo após o pagamento eu recebo o repasse do aluguel?

A RB2 é a primeira imobiliária a realizar pagamento via SPLIT, ou seja, quando o locatário paga o aluguel, ele é creditado direto na sua conta, sem passar pela imobiliária. Esse procedimento leva de 2 a 5 dias úteis após o pagamento pelo locatário.

8. Quais documentos preciso para anunciar o meu imóvel?

Cópia do documento do seu imóvel, do último condomínio, IPTU e da autorização de locação modelo RB2.

9. O IPTU é uma despesa do inquilino ou do proprietário?

Como praxe de mercado, é uma despesa do locatário. O proprietário paga o carnê mas o valor é cobrado através do boleto do aluguel.

10. As visitas da imobiliária são acompanhadas?

Sim, todas as visitas são acompanhadas por um profissional qualificado.

11. Quem faz a troca de titularidade dos encargos dos imóveis, como CPFL, Sanasa e Condomínio?

O locatário tem a responsabilidade de sempre transferir a titularidade para o seu nome.

12. Qual tipo de seguro o locatário precisa contratar no meu imóvel?

O seguro incêndio, para coberturas apenas do imóvel, é obrigatório e contratado pelo locatário.

13. Como funciona o reajuste contratual do aluguel?

O reajuste acontece sempre anualmente, levando em consideração a variação positiva do IGPM.

14. Posso mudar alguma cláusula do contrato?

O contrato da RB2 foi elaborado por profissionais de referência em direito imobiliário para dar segurança a todas as partes envolvidas, sempre respeitando a lei do inquilinato. Por essa razão ele não pode ser alterado.

15. Por que eu preciso ficar com o carnê do IPTU?

Pois se trata de um importante imposto que deve ser pago e é intransferível até que você venda o seu imóvel. Nesse caso, você tem a certeza que ele foi pago e tem a opção de pagar à vista, aproveitando o desconto. Mas não se preocupe, o valor é cobrado junto com o boleto do aluguel.

16. Quero vender meu imóvel mas ele está ocupado pelo locatário. O que fazer?

Neste caso você obrigatoriamente precisa dar a preferência de compra para o locatário através de uma carta. A RB2 tem um modelo se você precisar. Mas fique tranquilo, você pode vender o seu imóvel quando bem entender.

17. Posso pedir o imóvel antes do término do contrato?

Não, o prazo da locação precisa ser seguido conforme acordo. Entretanto você pode vender quando quiser, sempre respeitando o direito de preferência do locatário.

18. Se o locatário sair antes do prazo do contrato, o que acontece?

Ele deve pagar a multa contratual, entretanto, o locatário  fica isento da multa em casos que comprova a transferência de cidade por causa do seu trabalho.

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